Wednesday, May 30, 2007

Nova Iorque quer taxis «híbridos»

O presidente da Câmara Municipal de Nova Iorque, Michael Blommberg, anunciou hoje que, até Novembro de 2012, todos os táxis terão de ser veículos híbridos, uma medida que equivale a retirar das ruas 32 mil automóveis particulares, escreve a Lusa.
Ao anunciar a decisão, Bloomberg comentou: «Obviamente que há mutíssimos táxis nas ruas de Nova Iorque e, por isso, a medida fará de facto diferença. Esses carros às vezes estão parados no trânsito, expelindo fumos. Porque os táxis têm uma utilização tão grande, os novos padrões serão equivalentes a remover 32 mil automóveis particulares das nossas ruas».
Dos 13 mil táxis que actualmente circulam em Nova Iorque, apenas 375 são veículos híbridos. A maioria são os grandes Ford Crown Victoria, que embora espaçosos não conseguem fazer médias de consumo inferiores a 19 litros aos 100 quilómetros.
Segundo Bloomberg, os veículos da frota híbrida terão consumos da ordem dos 7,8 litros por 100 quilómetros.
O autarca prevê que, em 2008, haverã já em circulação mil táxis híbridos.
Como a comissão reguladora dos táxis obriga à «aposentação» ao fim de três anos de serviço dos veículos com motor a gasolina, essa rotação torna o plano do presidente do Município mais fácil de cumprir.
Por outro lado, a redução do custo de operação de um veículo híbrido é muito inferior à dos táxis convencionais: como um motorista gasta em gasolina cerca de cem dólares por dia, a poupança anual com um veículo híbrido será de cerca de dez mil dólares.
O plano enquadra-se noutro mais vasto apresentado anteriormente por Bloomberg a mais de 250 presidentes de câmaras e outras autoridades municipais, destinado a reduzir os congestionamentos de trânsito e a poluição atmosférica.



1 comment:

João Miguel said...

acho muito EUA começam a tomar medidas tendo em vista a redução da emissão de gases poluentes para a atmosfera ate porque e conhecid mundialmente que os EUA são os maiores poluidores, contudo seguid mt d perto por outros paises como china e india...